A Era de Mahmoud Reda
Já ouviu falar sobre Mahmoud Reda? Espero que sim, caso não, nunca é tarde!
É sobre eles que falaremos agora, diretamente das minhas pesquisas para vocês, desfrutem!
Mahmoud Reda é um grande marco da
história da dança cênica egípcia. Este grande coreógrafo foi ator e dançarino
com grandes participações no cinema e na TV com sua "Reda Trupe" e sua
primeira e única bailarina solista, Farida Mahmy.
Reda "reinventou" a dança popular
egípcia, tendo feito pesquisa de movimento e contexto social em diversas áreas
do Egito, trazendo ao teatro, cinema e TV muitas coreografias inspiradas na
movimentação genuína das tradições populares egípcias, revelando ao mundo sua
cultura e sua terra que muitas vezes eram desconhecidas pelos próprios egípcios
de diferentes regiões. Reda nunca abriu mão de seu próprio estilo, completamente influenciado pelo ballet russo até mesmo nas suas composições folclóricas. Suas coreografias estão recheadas de arabesques,
giros, saltos e movimentações refinadas de braços e pernas, que mistura à
movimentação típica de cada dança representada.
Foram inventados por ele alguns estilos
de dança largamente executados como dança egípcia mundo afora: Melea Laff -
representação da antiga mulher alexandrina ou do subúrbio do Cairo, que usava
este item tradicional de vestimenta. Não existe uma dança do melea, mas sim a
dança cênica que representa este personagem - A mulher egípcia que usa o melea, aquele tecido negro que envolve o seu corpo. [Parece que isso dá assunto para próximos posts, hein?]
Assim também foi com o Mwuashahat -
Reda trabalhou sobre um estilo de música muito antigo, mas muito vivo na
tradição musical erudita do Egito. Criou muitas peças destinadas à TV e ao
teatro. Com vasto vocabulário vindo do ballet clássico, este estilo de dança
influenciou o que vamos chamar de "Dança Oriental Clássica", reafirmando
o papel do ballet em uma dança egípcia refinada e de conceito artístico elevado.
Pouco trabalho de quadril, muita dinâmica entre os bailarinos e coreografias
elaboradas.
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